8 de julho de 2011

Laurie em mim

Por Julia Viegas



Laurie Anderson é a esposa de Lou Red. Até aí, nada. Não é o fato de ele ser um super do rock que faz com que a artista multimídia Laurie Anderson seja menos. Ela brilha com luz própria. E isso é bem evidente na exposição que esteve no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) até o dia 26.
São muitas luzes. Brancas, neon, negras. Sobretudo, artificiais. Porque assim é o mundo. Travesseiro que sussurra aos nossos ouvidos ao deitarmos, paredes que recitam poesia, uma grande mesa que "fala pelos cotovelos" - se colocarmos os cotovelos sobre ela e as mãos sobre os ouvidos, nos falam. Ao entrar em uma sala, vemos Laurie bem pequena, é a sua figura em 3D, sentada em uma cadeira de balanço. Ela nos conta sobre seus últimos dias com uma psiquiatra e essa história é alucinante. Desenhos dentro de telas luminosas, passando como pequenos outdoors, pinturas em parede, histórias de sua vida, frases aparentemente sem sentido e muitos, muitos violinos, que ela adora.
"Anderson nos leva a mundos completamente novos, visões, sons e lógica diferentes. A plateia entra, então, em uma paisagem nova e pós-moderna, onde os seres humanos implodem com a tecnologia, instrumentos conhecidos emitem sons estranhos, com mediação eletrônica e nada é exatamente o que parece",  escreveu Douglas Kellner, em seu livro "A Cultura da Mídia". Outro ponto muito interessante abordado por Laurie é a questão da transitoriedade, o que a solidifica ainda mais como uma artista do seu tempo, do nosso tempo. "Transitoriedade, o estado de movimento permanente, destinado a nunca chegar, sempre em deslocamento. Transitoriedade de espaço, de tempo, de suporte, de origem, de destino. Laurie Anderson é a grande artista da transitoriedade do nosso tempo", escreveu Marcello Dantas, o curador da exposição. O nome da exposição é muito sugestivo “I in U”. Senti-me assim: deixei-me mergulhar em seu universo e tive a experiência sensorial de Laurie em mim.
Essa
mulher/ essas mulheres de quem Kellner, Dantas e uma certa Julia Viegas falam é Laurie Anderson. E Lou Red? Ah, Lou Red é apenas o marido dela.
Exposição: "I in U/ Eu em Tu - Laurie Anderson", até este domingo, das 9h às 21h, no CCBB-RJ. Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário